O que é a MOAFOG

A Mostra Alagoana de Foguetes (MOAFOG) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas.


 Envolve os alunos do ensino fundamental, médio e superior. A participação dos alunos é voluntária e há um limite de 55 equipes e que cada equipe tenha no máximo 3 (três) alunos. Ao final da MOAFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores das escolas.


 Desde 2012 já foram enviadas várias equipes campeãs para competir na Mostra Brasileira de Foguetes, onde obtiveram ótimos resultados em seus lançamentos.


Lançar foguetes é uma atividade extremamente cara. O preço do lançamento de satélites comerciais é de valor aproximado de U$ 100.000 dólar por quilo. Há aproximadamente 50 anos, o Brasil tenta desenvolver veículos lançadores de satélites sem lograr êxito. Países como o Irã, Coreia do Norte, Japão, China e outros como a Ucrânia e Rússia alguns deles com PIB bem menor que o Brasil já conseguem lançar vários foguetes de longo alcance (mais de 1000km) sendo que alguns deles com fins bélicos. O programa espacial brasileiro não tem fins bélicos mas fins científicos. Veículos de sondagem como o VSB-30 (lançador de sondas) de fabricação brasileira tem sido um sucesso de vendas para vários países, entre eles a Alemanha. Não temos ainda, o VLS (veiculo lançador de satélites) e ainda pagamos cerca de U$ 500.000.000 de dólares por lançamento de satélites geoestacionários (36000Km de altura) para transmissão de dados com uso de foguetes Franceses e Americanos e que não nos torna soberanos na área espacial. Nosso projeto visa a divulgação no estado do atual programa espacial brasileiro, bem como desenvolver nos estudantes de ensino fundamental e médio e introduzir nas escolas brasileiras o gosto pela ciência dos foguetes já alcançada por vários países como Alemanha, EUA, Rússia, França, Japão, Irã, Coreia do Norte, Paquistão, Israel, China e Índia. Neste projeto, faremos uma olimpíada inteiramente voltada para introduzir conhecimentos científicos aos jovens de toda a comunidade, conhecimentos estes absolutamente necessários e básicos para o ingresso no restrito mundo do lançamento dos foguetes. Como exige a lei, só usaremos foguetes de garrafa PET sem nenhuma parte metálica bem como os combustíveis serão absolutamente inertes e seguros como água pressurizada (para alunos do fundamental), Vinagre (acido acético entre 4 e 6%, para alunos do ensino médio e acido acético a 20% para alunos do superior)  e fermento ou bicarbonato de sódio como exige a Mostra Brasileira de Foguetes. Nosso projeto visa dar uma  introdução ao mundo dos foguetes bem como desenvolver nos jovens o gosto por esta divertida atividade experimental que os possibilitará fazer seus próprios foguetes e bases de lançamento. Pelo exposto acima, fica aqui demonstrado que não depender de outros países para lançar foguetes e satélites é de vital importância para a soberania nacional e que a participação de pessoas cada vez mais jovens é decisivo para o processo. Acreditamos desta forma, que o programa espacial brasileiro só terá grande impacto na sociedade quando jovens interessarem-se pelo mesmo pois que é o espírito da juventude que é capaz de fazer grandes transformações na sociedade.