Regulamento


REGULAMENTO
2 OBJETIVOS
      A Mostra Alagoana de Foguetes é uma promoção do IFAL com os seguintes objetivos:
a) Despertar e estimular o interesse pelos foguetes e pelas ciências.
b) Aproximar os Institutos Federais das Escolas Municipais, Estaduais, Particulares de Alagoas (Nordeste) e da UFAL.
c) Incentivar os alunos e o seu ingresso nas áreas científicas.
d) Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das Escolas Públicas e Particulares.
e) Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação do Ensino Médio e Fundamental.
d) Interação de alunos do Ensino Médio, Fundamental e Superior.

3 CREDENCIAMENTO DAS ESCOLAS
3.1.Será permitido um total de 55 equipes (somando todas as Escolas) para participar da MOAFOG.
3.2 Participarão da Mostra Alagoana de Foguetes as Escolas Públicas e Particulares que tiverem um professor responsável por escola. Cada equipe será composta de no máximo 3 alunos.
3.3 Inscrições - Até atingir o número máximo de 55 equipes.
20 Fundamental
20 Fundamental
10 Superior
5 Internacional
3.3.1 As inscrições serão feitas no formulário disponível no site: oafog.blogaspot.com.br
3.4 Participarão os alunos matriculados no Ensino Médio e Fundamental e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). As equipes podem ser formadas da seguinte forma:
a) De alunos de Ensino Fundamental ou do EJA;
b) De alunos de Ensino Médio ou do EJA;
c) De alunos do Superior;
d) De alunos de instituições internacionais.
3.5 Cada instituição de ensino poderá inscrever apenas uma equipe por modalidade, ou seja, cada escola poderá inscrever no máximo uma equipe no ensino médio e outra no ensino fundamental.

3.5 A Olimpíada ocorrerá em 3 etapas.
3.5.1 Teórica
A prova teórica será organizada por uma comissão composta pelos integrantes: Prof. D.Sc. Carlos Argolo, Prof. Henrique Marques, Prof. Urandy Santos e Danilo Ferreira.
3.5.1.1 Da prova teórica (para os ensinos médio e fundamental) com 20 vagas por modalidade.
Participará apenas um membro de cada equipe, sendo o resultado válido individualmente (não considerando o resultado dos membros em conjunto). A prova consiste em 10 questões (múltipla escolha uma errada anula uma certa) a serem respondidas em no máximo 1 hora. Sendo composta de apenas um nível e será realizada sexta-feira dia 16/12/2016 às 14h no Colégio Madalena Sofia Unidade 2. Não sendo preenchidas as 40 vagas disponíveis, serão aceitos por ordem de inscrição outros membros, da mesma equipe, que queiram participar.
Apenas para alunos do Ensino Médio (1° ao 4° ano incluindo alunos que estejam no EJA nas mesmas etapas correspondentes).
Conteúdo:
Conteúdo de História: Histórico dos foguetes: Os chineses e os primeiros foguetes, Tsiolkovsky e sua equação (na verdade demostrada inicialmente em 1813 pelo Matemático e engenheiro inglês  William Moore), Robert Goddard e o seu foguete, Werner Von Braun e  a V-2, foguetes brasileiros.
Conteúdo de Física: Leis de Newton, Lançamento de projéteis (balística), Quantidade de Movimento, Gravitação Universal e Hidrostática.
Conteúdo de Química: Leis dos gases, Reações Químicas (estequiometria), Entalpia, o Conceito de Polietilenotereftalato (Polímero da garrafa pet);
Mecânica dos Fluidos  (Noções): Equação de Bernoulli, Número de Reynolds, Funcionamento dos  bocais (Bocal de La Val etc), Equações de Tsiolskolvsy.
Conteúdo de (noções de)Eletrônica: Sensores (altímetro, acelerômetros, medidor de velocidade, temperatura ET Cetera), o que é um Strattologger, o arduino e como usar um GPS (Global Position System). O Raspberry Pi (menor computador do mundo) e suas utilizações.
3.5.2 Das provas Práticas
A prova prática será organizada por uma comissão composta pelos integrantes: Prof. D.Sc. Carlos Argolo, Prof. Henrique Marques, Prof. Urandy Santos e Danilo Ferreira. Será dividida em três partes:
3.5.2 Sobre o foguete – O foguete deverá ser construído segundo as normas da MOBFOG e não poderá de forma alguma, conter partes metálicas ou que possam por em risco os alunos.
Os foguetes do nível superiror, OBRIGATORIAMENTE terão como câmara de combustível uma garrafa retornável.
3.5.2 .1  Prática de ar comprimido -  a  pressão máxima será de 70 psi,  cada equipe terá direito à até dois lançamentos. O segundo lançamento ficará a critério da organização e só será realizado após todas as equipes lançarem seus foguetes devido ao grande número de equipes escritas. Todos os lançamentos deverão seguir as normas da MOBFOG.
Em caso de falha durante o lançamento ou explosão do foguete, a equipe terá direito a mais um lançamento, ou seja, para cada lançamento, a equipe terá direito a um aborto ou falha, sempre efetuando no máximo dois lançamentos.
O carregamento dos foguetes será realizado em um lugar específico diante de uma comissão fiscalizadora.
3.5.2.2 Prática de Vinagre (com SOMENTE 4% de ACIDO ACÉTICO) e bicarbonato de sódio, cada equipe terá direito a até dois lançamentos. Só serão aceitos materiais encontrados em supermercados regulares (ou lojas de materiais alimentícios) e com registro  no ministério de agricultura, sendo proibido qualquer tipo de ácido acético ou outros materiais que a comissão julgar perigoso para os alunos. Todos os lançamentos deverão seguir as normas da MOBFOG. É OBRIGATÓRIO o uso de bolas da cor branca e vinagres claros.
O carregamento dos foguetes será realizado em um lugar específico diante de uma comissão fiscalizadora.
Em caso de falha durante o lançamento ou explosão do foguete, a equipe terá direito a mais um lançamento, ou seja, para cada lançamento, a equipe terá direito a um aborto ou falha, sempre efetuando no máximo dois lançamentos.
3.5.2.3 Universitária - Máximo de dez lançamentos
Não há equipe e somente haverá um participante na inscrição. Qualquer pessoa acima de 18 anos.
3.5.3 Em hipótese alguma, a base poderá ser pré-comprimida.
3.5.4 Em hipótese alguma haverá lançamento sem o uso do capacete,
Foguete a ácido cético com 30% de concentração máxima para OAFOG 2016 (para qualquer pessoa com idade maior que 18 anos ou que esteja no nível universitário, EJA ou ainda para ex-alunos que participaram das Jornadas de foguetes dos anos anteriores e que não podem mais participar da nacional, contanto que os mesmos tenham 18 anos ou mais). É necessário o uso de manômetro, e o devido equipamento de segurança (óculos protetor, protetor auricular, capa de chuva e capacete ou balaclava com proteção bucal será bem vindo). Este lançamento é totalmente autônomo. Não será permitido o uso de combustíveis inflamáveis. Pressão máxima de lançamento 130 psi, para garrafas retornáveis não há limite de pressão e a base de lançamento deverá conter manômetro de pressão.
Detalhes do foguete: A massa da ponta (contrapeso) devera ser executada apenas com massa de modelar e de bico arredondado (não usar areia, massa epóxi ou  qualquer substancia rígida).
Haverá também uma modalidade de lançamento com ar comprimido com pressão máxima de 130 psi.
Máximo de 10 pessoas por modalidade.


4 Local da prova pratica (lançamentos) – Universidade Federal de Alagoas.